Praia de Tucuns | Búzios

Nativa e Selvagem

Búzios é uma região onde o sol brilha 254 dias no ano, tem 23 praias paradisíacas e muita gastronomia e esportes aquáticos. Para todas as idades e gostos. A praia de Tucuns, por exemplo, é a mais selvagem e nativa da península. É longe do centro e vizinha da praia de Geribá, entre o Morro do Marisco e a Ponta das Emerências.

É um paraíso se você não busca agitação, mar calmo e muita infraestrutura. A beleza natural já vale a visita. O nome é inspirado em uma palmeira típica da região chamada Tuc444um.

 

Praia espaçosa

Por ter cerca de 2,5 km, a praia de Tucuns fica bem vazia e selvagem. Super indicada para fazer corridas, jogas frescobol, futebol na areia, vôlei. A como chegar praia de tucuns búzioshospedagem lá e os quiosques na praia (poucos e às vezes estão fechados) têm preços mais acessíveis que outras praias de Búzios. Fica perto de um super resort de luxo que contrasta com a rusticidade do entorno. O ideal é você levar água e um lanchinho se pretender passar algumas horas lá. Suba no canto direito, nas pedras e faça algumas trilhas por lá. O visual é lindo e vale um passeio pelas dunas de Tucuns.

 

Preservação ambiental

Tucuns fica em uma área de proteção ambiental (APA de Búzios), chamada Pau Brasil. Por isso, tenha a certeza de que sempre você vai encontrar esse cenário. Não são mais permitidas construções nem exploração comercial no local, além dos já existentes.

 

Pico de surf

Tem ondas grandes e fortes, o mar é bem agitado. A água, como quase em todas as praias de Búzios, bem gelada. Os surfistas se dividem entre a praia de Geribá e Tucuns por conta da boa formação das ondas. Também é pico para os praticantes de kitesurf, pois os ventos na praia são constantes.

 

Hospedagem em iglus

Na rua paralela à praia tem uma interessante arquitetura de iglus, aquelas casas de esquimós que só tem nas terras gélidas e conhecemos só por histórias. Pois em Tucuns é no calor escaldante mesmo. Foi uma rede hoteleira, como um clube com sede em várias cidades turísticas do Brasil, porém hoje não é mais e os iglus são locados para temporada pelos proprietários.

 

Como chegar

Você pode ir pela praia de Geribá, estrada a partir do canto esquerdo, ou pela estrada que vai a Cabo Frio (Búzios-Cabo Frio). O único acesso é de carro. A menos que você queira caminhar bastante até lá.

 

Destaques da Praia de Tucuns

  • Tranquila e espaçosa
  • Pico de surf
  • Poucos quiosques
  • Faixa de areia extensa
  • Mar gelado