Scroll Top

Praia dos Ossos | Búzios

Histórica

Uma praia pequena e muito conhecida na região, que fica a 1,5 km do Centro de Búzios. Recebeu esse nome, por causa dos ossos de baleias que eram enterrados por ali, antigamente, quando a pesca desses animais ainda era permitida.

 

Pesca de baleias

O próprio nome da península Armação de Búzios, está ligada a atividade de pesca de baleias no século XVII e XVIII. O nome oficial da cidade é por causa de uma armação de madeira que existia em uma praia, usada como instalação para a indústria da pesca, extração da carne e óleo de baleia. Ou seja, “Armação” era o nome dado à construção beira-mar onde ficavam as baleias fisgadas pelos arpões. Então, enquanto a praia da Armação fazia as primeiras atividades na pesca de baleia, a Praia dos Ossos era o local onde posteriormente eram jogados ou enterrados os ossos das baleias.

O óleo de baleia era usado para inúmeras finalidades, e se misturado ao cal produzia uma argamassa muito eficaz, usada na construção de fortes, como chegar praia dos ossos búziosigrejas e construções de pedra e tijolo.

Navios estrangeiros a vapor começaram a chegar em Búzios para explorar também a pesca de baleias e, claro, elas começaram a ficar extintas. Também foi proibida a atividade. Os moradores de Búzios então passaram a viver da pesca, agricultura e exploração do sal.

 

Ponto de partida

A Praia dos Ossos é o ponto de partida de diversas excursões para visitar ilhas e praias de Búzios. Os passeios de barco são um dos maiores atrativos da região, junto aos esportes aquáticos como surf, windsurf, standup paddle, caiaque e mergulho. Também pode-se pegar os acqua-táxis para as praias como Azeda, Azedinha, João Fernandes.

 

Praia cultural

E ainda, quem quiser, pode visitar a Igreja de Sant’Ana, da padroeira da cidade, construída no século XV. Diz a lenda que a imagem de Sant’Anna foi encontrada no mar por pescadores, que então lhe construíram uma capela. Na manhã seguinte, a santa teria mudado de posição, ficando virada para o mar. Eles a desviraram e a deixaram. Na manhã seguinte aconteceu a mesma coisa e eles acharam estranho. Até que destruíram a capela e a reconstruíram, deixando a imagem voltada para o mar.

Existem também charmosas casas de pescadores que acompanham a orla. É ideal para famílias com crianças, para aqueles que desejam visitar outras praias ou para tirar fotografias dignas de cartão postal.

 

Destaques Praia dos Ossos

  • Praia histórica
  • Ponto de partida dos acqua-táxis
  • Igreja de Sant’Ana, padroeira da cidade
  • Boa para visitar, mas não para tomar banho de mar.

Outros Lugares:

Booking.com

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: