Barra da Tijuca

Conhecendo um pouco

A Barra da Tijuca é um bairro nobre localizado da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Seus limites naturais são o oceano Atlântico, o Maciço da Pedra Branca e a Floresta da Tijuca.

Até o século XX, a área permaneceu desocupada. O bairro começou a ser ocupado a partir dos anos de 1960 com a criação de um plano piloto de urbanismo. Suas largas avenidas e espaços abertos deixam o bairro com um clima bem diferente do restante da cidade. Nos anos de 1980 houve uma grande explosão demográfica.  Há enormes condomínios fechados por lá.

 

Como chegar – MAPA

 

O que fazer na Barra da Tijuca

Praia da Barra

É a maior praia da cidade com 18 km de extensão. Parte dela não possui calçamento por estar em área de preservação ambiental. Em suas claras e barra da tijucafofas areias, pratica-se o futevôlei, o frescobol, a corrida, o futebol de areia e o slackline. Em suas águas claras, pratica-se o kitesurf, o bodyboard, o windsurfe, o surf, a pesca de beira e o stand up paddle.

Reserva de Marapendi

O parque municipal é destinado à preservação da flora e da fauna naturais da restinga e do manguezal. Tem aproximadamente 155 hectares de uma belíssima paisagem. Há diversas atividades culturais por lá. Funciona de Terça a domingo, das 8h às 17h. A entrada é feita pela Av. Alfredo Baltazar da Silveira.

Bosque da Barra

São 550 mil m² de um lindo parque. É muito frequentado por quem gosta de correr, caminhas e andar de bicicleta. Um ótimo programa por lá é fazer um piquenique à beira do lago sob as amendoeiras. Fica aberto de terça a domingo, das 8h às 17h. Av. das Américas, km 6.

Shoppings

A Barra da Tijuca possui muitos shoppings centers. O Barra Shopping é o mais antigo e se destaca pela Hot Zone. O New York City Center é famoso por seu cinema com dezoito salas de exibição. O Village Mall é conhecido por suas lojas de grifes internacionais. Além destes, há outros diversos shoppings ao longo de toda a Av. das Américas.

 

Diversão Noturna

A Barra da Tijuca atrai os cariocas e os turistas durante todo o dia. A praia é o point durante o dia, mas depois que o sol se vai e a lua começa a brilhar no céu, o clima muda. Há diversas casas noturnas por lá para todos os gostos. Não importa se você gosta de pop, samba, funk, eletrônica ou sertanejo, tem um lugar pra você.

A mais conhecida é a Nuth Lounge com espaço para os novos talentos da música. Os gêneros musicais se alternam ao longo da semana. Fica na Av. Armando Lombardi, nº 999. Funciona todos os dias das 21h às 5h.

O Bar do Oswaldo existe há quase 65 anos e é uma das poucas tradições do bairro. Seu cardápio oferece, pastéis e bolinhos e a batida Coquinho do Oswaldo é a estrela da casa. Fica na Estrada do Joá, nº 3896. Abre todos os dias, de meio dia às 3h.

Outros pontos bastante conhecidos: Boate 021, bares na rua da Boates, Zax Club, Barra Music e muitos outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *